Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Contra inflação, tributo pode cair se gasolina subir

Folha de S. Paulo - Contra inflação, tributo pode cair se gasolina subir
07/04/2011 - O governo estuda reduzir a Cide (tributo cobrado sobre o consumo de combustíveis) para evitar que um reajuste da gasolina tenha impacto na inflação. Esse mecanismo já foi adotado nas últimas vezes em que houve mudança de preço.
Em junho de 2009, quando o preço da gasolina foi reduzido em 4,5% na refinaria, e o diesel, em 15%, a Cide subiu, impedindo o repasse da queda para os consumidores.
No ano anterior, em maio, quando a gasolina subiu 10%, o governo reduziu o tributo para evitar aumento de preços para o consumidor.
Segundo cálculos do economista Alex Agostini, da Austin Rating, um reajuste de 10% na gasolina contribuiria com 0,39 ponto percentual do IPCA. A cada ponto percentual de alta, a contribuição para o IPCA é de 0,04 ponto percentual.
O cálculo de Agostini não considera os impactos indiretos do reajuste, como aumento no custo do frete.
A sinalização do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, de que a estatal pode reajustar os combustíveis caso o preço do petróleo continue no patamar atual surpreendeu o mercado.
"Não estávamos considerando um reajuste dos combustíveis nas previsões para o IPCA. Como a inflação já está bastante elevada, acreditávamos que a Petrobras não iria adicionar mais essa pressão [aos preços]", diz Ariadne Vitoriano, economista da Rosenberg Associados.
"Não era essa a posição que o governo vinha adotando, mas, diante da defasagem, sabíamos que poderia haver algum ajuste", afirma Agostini, que estima o IPCA em 5,7% neste ano.
A mais recente ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC) não indicou uma possível alta dos combustíveis.
Fonte: ASCOM - Assessoria de comunicação da Secretaria da Receita Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário